FONOAUDIOLOGIA
A Fonoaudiologia tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na Comunicação humana.o profissional que entre as suas competências estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial.
Essas funções incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e neurológicas, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos nas funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição .
Podendo atuar de forma individual ou em parceria com outros profissionais.
Linguagem
O fonoaudiólogo pode trabalhar com linguagem, voz, fala, audição, alterações dos músculos e articulações da cabeça e do pescoço. O profissional desta área presta serviços de avaliação e diagnóstico, reabilitação, prevenção e promoção de saúde, através de orientações e intervenções, a fim de melhorar as estruturas e funções de comunicação falada, expressiva e escrita, desde a infancia a vida adulta visando indentificar e possiveis disturbios no processo do desenvolvimento á vida adulta
Motricidade
O fonoaudiólogo possui uma importante parceria com a odontologia, podendo avaliar o diagnóstico e discutir sobre, para um tratamento adequado. Portanto, é também capacitada para atender problemas de má oclusão (mau alinhamento dentário), tonicidade e mobilidade facial (flacidez muscular de bochecha,labios e lingua), pacientes com bruxismo, além de trabalhar na reabilitação de pacientes com próteses dentárias, pacientes com próteses podem apresentar problemas na inteligibilidade da fala, mastigação unilateral ou ineficiente, deglutição, estética ou comodidade.
Com essencial atuação no processo de Aleitamento Materno. Podendo acompanhar os bebês e orientar as lactantes na posição correta do bebê, bico correto, pega adequada, sucção e, quando necessário, realizar o aleitamento artificial. Como funções dentro desse assunto, são responsáveis também pela remoção do hábitos deletérios oral- (chupeta, sucção de dedo, mamadeira...)
Audiologia
Este profissional deve ser consultado regularmente, desde os primeiros dias de vida, onde é realizada uma avaliação da capacidade auditiva dobebê ao nascimento, chamada de triagem auditiva neonatal mas também conhecida com "teste da orelhinha", posteriormente ao completar 1 ano de vida, e ao entrar em idade escolar, ou quando apresentar quaisquer sintomas como dor, sensação de ouvido tapado, tonturas,zumbidos (chiado), estalos, e dificuldades para ouvir.
Realiza exames audiológicos e otoneurológicos , teste da orelhina, -audiologia tonal limear e vocal, vídeonistagmografia comum e infravermelha, vectoeletronistagmografia, rinometria acústica...
Reabilitação vestibular otoneurologica ou diagnósticos relacionados à função vestibular que participa do controle do equilíbrio do indivíduo, área de fusão entre a fonoaudiologia, otorrinolaringologia e neurologia, cujas doenças desse sistema são popularmente conhecidas como " labiritites". Juntamente com o Otorrinolaringologista,
Participa da cirurgia de implante coclear (dispositivo eletrônico implantado no nervo da audição) fazendo exames antes e depois do implante para saber se o paciente reagiu bem ao aparelho, indicando ao Otorrino onde colocar o aparelho na orelha do paciente.
Saúde coletiva
Fazendo parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil. Pode atuar na atenção à saúde, sendo na promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
Voz
Atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais.
Disfagia
Atua na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.
Fonoaudiologia Educacional
O profissional terá espaço para atuar na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
Gerontologia
Nesta área, muitas vezes sendo parte de uma equipe multidisciplinar, atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação, reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
Fonoaudiologia Neurofuncional
Realiza avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais, provenientes de sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
Fonoaudiologia do Trabalho
Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.
Neuropsicologia
O fonoaudiólogo trabalha com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
Fluência
Poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência.
Fonoaudiologa: Cirlene Teófilo Lourenço N´Goran
CRFa:18559